Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Seminário Ensino de Arte, Educação e práticas pedagógicas: Re-formar ou Trans-formar?





Segue abaixo o Conograma e a listagem dos comunicadores do

Seminário Ensino de Arte, Educação e Práticas Pedagógicas Re-forma ou Trans-formar?

Lista dos Relatos de Experiência e das Comunicações


28 de Outubro – 8h às 12h


Coord. Profa. Mirela Meira


Sala 102 - ICH - Térreo


COMUNICAÇÕES

1 Célio dos Santos Soares Júnior; co-autores: Fabiane Tejada da Silveira, Lucia Elaine Carvalho Berndt, Joice Ester Ayres Lima e Fátima Zanetti Portelinha Grupo Teatro do oprimido na Comunidade – TOCO

2 Vanessa Caldeira Leite O que pode a arte na escola?

3 Elisa da Silva Gerber Cartografia das ações educativas em arte: MALG e escola e galeria do IAD

4 Maria Isabel Petry Kehrwald A intertextualidade e suas astúcias no ensino das artes visuais

5 Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Gabriela Nilson e Márcio Bonorino Figueiredo O circo como elemento de interdisciplinaridade entre as partes e educação física

6 Adriane Prestes Vasconcelos e Mirela Ribeiro Meira As relações de cuidado na escola e a transformação da convivência

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS



7 Eliane Eckert e Camila Gamino da Costa Projeto Rondon: um relato da capacitação de professores no sertão pernambucano

8 Lucia Elaine Carvalho Berndt Teatro Formação artística – Projeto Rondon – Maranhão 2010

9 Michael Azevedo Kuhn Rondon- Uma experência em arte

10 Elias de Oliveira Pintanel Teatro: o jogo como possibilidade de ensino

11 Caroline Leal Bonilha, Igor Moraes Simões, Franciane Canês e Janína Schvambach A ficção normalizadora do sexo: pensando arte e currículo através da Teoria Queer

12 Caroline Bonilha e Igo Simões Movimentos da arte na escola através da metodologia triangular: relato de experiência



29 de Outubro – 8h às 12h


Coord. Profa. Ursula Silva


Auditório IAD - Térreo


COMUNICAÇÕES

1 Franciele Casarin Maciel e Paulo Gaiger A Arte como instrumento de ensino

2 Eduarda Gonçalves, Elisa da Silva Gerber, Helena Moschouts e Lilian Schwanz Ações educativas em arte: mediação da exposição recotada

3 Gessi de Almeida Könzgen e Maria Fonseca Falkembach Uma proposta para o ensino de dança para crianças de séries iniciais

4 Fabrício Gerald Lima Cartografia dos Fanzines Pelotenses

5 Adriane SchrageWächter A vida e obra de Guignard

6 Gianne Zanella Atallah A mulher, a memória e a representação do sensível na educação musical

7 Paula Pereira Pinto A apreciação estética da beleza no decorrer dos séculos

8 Jade Garisto, Murilo Furlan, Thayse Nunes e Jandira PIBID HUMANIDADES: sub-projeto teatro

Coord. Maristani Zamperetti


Auditório FAE – 3º Piso


COMUNICAÇÕES


1 Sílvia Vargas Vasconcelos de Escobar As novas tecnologias mediando a formação docente em artes – reflexões sobre um projeto em desenvolvimento

2 Ana Manuela Farias Régis O quadrinho feminino japonês

3 Viviane Moraes Moreira O currículo-Mapa e o Professor-Ator: compondo a teia do conhecimento

4 Vitória Krüger Feldens e Mirela Ribeiro Meira Música aqui e música lá: entre os limites e as possibilidades de graduação e atuação profissional. Uma visão do trabalho com educação musical

5 Pablo Rodrigo Santoni Quadrinho para quê? Uma forma de aprendizado

6 Dynara Martinez Silveira A produção cultural de uma cidade como instrumento para construção de aprendizagens

7 Letícia Britto e Maristani Polidori Zamperetti A importância e repercussão da formação continuada na prática docente de professores de artes visuais - duas escolas públicas de Pelotas

8 Cássio da Silva Pinheiro Novo Telecurso Artes: Novos caminhos para Arte/Educação a distância

9 Lucia Elaine Carvalho Berndt, Laura Bragamonte, Graziele Soares de Barros, Adriana Viana Clevy Reis, Tais Ferreira PIBID/UFPEL – Humanidades incentivando a Docências: objetivos do programa



Coord. Profa. Mirela Meira


Sala 103 – ICH – Térreo


RELATOS DE EXPERIÊNCIAS


1 Adriana Castro Garcia e Mirela Ribeiro Meira Arte com alunos Cegos ou com Baixa visão

2
Camila Gamino da Costa, Eliane Eckert e Mirela Ribeiro Meira Oficinas de Criação: Experiências em sala de aula na formação docente

3 Mara Rosana Leston Cezar Desenvolvimento da linguagem cinematográfica para aplicação na escola regular

4
Igor Moraes Simões Sobre os espaços para arte e os labirintos de sua mediação

5 Magda Gisela Cruz dos Santos e Joelma Castilhos Experenciando o desenho: o desafio e a ousadia no processo de criar

6 Roberta Benevit Leitura de Imagens: práticas possíveis de vivência das imagens da história da arte

7 André Winter Noble e Jailson dos Santos Valentim A valorização da criança e a construção do grafismo infantil

8 Tais Bohlke Rutz Percalços entre prática e teoria da educação inclusiva em artes, para alunos portadores de necessidades educacionais especiais da rede pública

9 Silvio Cesar dos Santos Franz e Cláudia Mariza Mattos Bandão Cultura visual processo de educação reflexiva. O Arte Educador e o uso de novas tecnologias em sala de aula

Coord. Profa. Fabiane Tejada da Silveira


Sala 102 – ICH – Térreo



RELATOS DE EXPERIÊNCIAS


1 Mariana da Cruz Guimarães Ludoteca do Turismo: contribuindo para a valorização de Pelotas através de seus pequenos cidadãos

2 Cíntia Curvello Alves Educando para o turismo

3 Raryana Duarte Marth Conhecendo o patrimônio de Pelotas

4Joelma Santos Castilhos e Jailson dos Santos Valentim Extensão universitária possibilidade de experenciar, transgredir e refletir sobre a prática docente e seus saberes

5 João Augusto Santos dos Santos Pintura Mural dos Alunos do Ensino Médio da Emem Emílio Meyer, em Porto Alegre

6 Claudia Moraes Silveira Tavares O reconhecimento de si mediado pelo olhar do outro

7 Ilma Souza Ávila e Jucenir Garcia Projeto Enem-Jaguar: Minimizando as desigualdades Sociais

8 Thais Priscila Silva de Oliveira, Jucenir Garcia da Rocha, Jéssica Mais Antunes, Darlise Nunes Ferreira e Luis Fernando Marozo Cultura afro brasileira na escola – construindo uma identidade sem preconceitos

9 Paulo Gaiger - Projeto “Quilombo teatro às favelas – despertando para a vida”


Programação do Seminário


Dia 27/10/2010 (quarta -feira)

Auditório FaE- 3º piso

13:30h: credenciamento

14h Mesa de Abertura: O Ensino de Artes e os Referenciais curriculares do RS

Profa. Dra. Maria Isabel Petry Kehrwald (UERGS/Fundarte);

Profa. Dra. Júlia Maria Hummes (UERGS/Fundarte)

Profa. Lilia Rochedo (SME/Pelotas)

Profa. Nóris Eunice Kirst
(5ª.CRE)


17h Dramatização: Apresentação teatral: "Agruras de um mau aluno", dramatização de trecho do livro Diário de escola, de Daniel Pennac.

Direção: Profa. Moira Stein - DMAC - IAD - UFPEL

Atores (alunos do curso de Licenciatura em Teatro - UFPEL): Hélcio Fernandes, Everton Lima, Tainara Urrutia, Tatiana Duarte

19h Mesa: Práticas criadoras em arte e educação no cotidiano escolar e na formação docente

Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (FaE/UFPEL)

Profa. Dranda. Maristani Zamperetti (IAD/ UFPel/Pelotas)

LANÇAMENTO DE LIVROS



Dia 28/10/2010 (quinta -feira)

8h às 12h – Comunicações - Sala 102 - ICH - Térreo

8h às 10h Oficinas

Oficina 1 – Arte na Escola: Midiateca e recursos didáticos - Profa.Dra. Ursula R. Silva(IAD/UFPEL) - Auditório IAD - Térreo

Oficina 2 – Quadrinhos em sala de aula – Profa. Ana Manuela Faria Regis (UFPEL) e o Ac. Pablo Rodrigo Santoni (IAD/UFPEL) - Auditório FaE- 3º piso


14h às 15:30 Oficinas

Oficina 3 – Educação do Sensível - Prof. Dr. João Francisco Duarte Junior (Unicamp) - Auditório FaE- 3º piso

Oficina 4 – Infância e Práticas Pedagógicas - Profa. Me. Rita Medeiros (FaE/UFPEL) - Sala 102 - ICH - Térreo

Oficina 5 – Laboração de múltiplos a céu aberto” - Profa. Dranda. Eduarda Gonçalves (IAD/UFPEL) - Em frente ao IAD

Oficina 6 – Arte, Jogos e Brinquedos - Profa. Ms. Luciana Leitão (IAD/UFPEL - Auditório IAD - Térreo

16h às 17:30 Oficinas

Oficina 7 – APROPRIAÇÃO DO OLHAR: Fotografia, Imaginário e Educação – Profa. Dranda. Cláudia M. Mattos Brandão (IAD/UFPEL) - Sala 102 ICH- Térreo

Oficina 8 – Movimento, Ritmo e Expressão Corporal na Escola – Prof.Drando. Gustavo Duarte (IAD/UFPEL) - Sala 304 - IAD - 3º piso

Oficina 9 – Desenho e Expressão na Escola - Profa. Dranda. Maristani Zamperetti (IAD/UFPEL) Sala 103 - ICH - Térreo

Oficina 10 – Teatro de Origem na Escola – Profa. Darcimary Nobre com apresentação de Grupo de Cerrito Auditório IAD - Térreo


19h Mesa: Metamorfoses Estéticas na Arte e na Educação - Auditório FaE - 3º piso

Prof. Dr. João Francisco Duarte Junior (UNICAMP);

Profa. Dra. Luciana Loponte (PPGEDU/UFRGS)

Prof. Ddo. Daniel Chinellato (IAR/UNICAMP)

LANÇAMENTO DE LIVROS


Dia 29/10/2010 (sexta -feira)

8h às 12h – Comunicações - Salas 102 e 103 ICH- Térreo e Auditórios FaE - 3ºpiso e IAD - Térreo


14h Mesa: Arte contemporânea e ensino: desafios - Audtório FaE - 3º piso

“Poética e mediação e o artista e a arte educação” - Dranda. Eduarda Gonçalves (IAD/UFPEL)

“A genética não é assunto só de biologia?" - Profa. Dra. Andréa Hofstaetter (UFRGS/grupo GEARTE)

“Arte Educação e Educação Ambiental: conexões, reverberações interdisciplinares”- Prfa. Dra. Cleusa Guaita Peralta Castel (Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental/FURG) FURG/RS)

19h Mesa Encerramento: O Ensino de Arte na escola no contexto de Pós-modernidade e cotidiano: possibilidades didática - Auditório FaE - 3º piso

Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (IAD/UFPEL)

Prof. Dr. Donald Kerr Jr. (IF SUL/Pelotas);

Profa. Dranda. Fabiane Tejada da Silveira (UFPEL)

Profa. Ms. Maria Fonseca Falkembach (UFPEL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário