
Segue abaixo o Conograma e a listagem dos comunicadores do
Seminário Ensino de Arte, Educação e Práticas Pedagógicas Re-forma ou Trans-formar?
Lista dos Relatos de Experiência e das Comunicações
28 de Outubro – 8h às 12h
Coord. Profa. Mirela Meira
Sala 102 - ICH - Térreo
COMUNICAÇÕES
1 Célio dos Santos Soares Júnior; co-autores: Fabiane Tejada da Silveira, Lucia Elaine Carvalho Berndt, Joice Ester Ayres Lima e Fátima Zanetti Portelinha Grupo Teatro do oprimido na Comunidade – TOCO2 Vanessa Caldeira Leite O que pode a arte na escola?
3 Elisa da Silva Gerber Cartografia das ações educativas em arte: MALG e escola e galeria do IAD
4 Maria Isabel Petry Kehrwald A intertextualidade e suas astúcias no ensino das artes visuais
5 Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Gabriela Nilson e Márcio Bonorino Figueiredo O circo como elemento de interdisciplinaridade entre as partes e educação física
6 Adriane Prestes Vasconcelos e Mirela Ribeiro Meira As relações de cuidado na escola e a transformação da convivência
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
7 Eliane Eckert e Camila Gamino da Costa Projeto Rondon: um relato da capacitação de professores no sertão pernambucano
8 Lucia Elaine Carvalho Berndt Teatro Formação artística – Projeto Rondon – Maranhão 2010
9 Michael Azevedo Kuhn Rondon- Uma experência em arte
10 Elias de Oliveira Pintanel Teatro: o jogo como possibilidade de ensino
11 Caroline Leal Bonilha, Igor Moraes Simões, Franciane Canês e Janína Schvambach A ficção normalizadora do sexo: pensando arte e currículo através da Teoria Queer
12 Caroline Bonilha e Igo Simões Movimentos da arte na escola através da metodologia triangular: relato de experiência
29 de Outubro – 8h às 12h
Coord. Profa. Ursula Silva
Auditório IAD - Térreo
COMUNICAÇÕES
1 Franciele Casarin Maciel e Paulo Gaiger A Arte como instrumento de ensino2 Eduarda Gonçalves, Elisa da Silva Gerber, Helena Moschouts e Lilian Schwanz Ações educativas em arte: mediação da exposição recotada
3 Gessi de Almeida Könzgen e Maria Fonseca Falkembach Uma proposta para o ensino de dança para crianças de séries iniciais
4 Fabrício Gerald Lima Cartografia dos Fanzines Pelotenses
5 Adriane SchrageWächter A vida e obra de Guignard
6 Gianne Zanella Atallah A mulher, a memória e a representação do sensível na educação musical
7 Paula Pereira Pinto A apreciação estética da beleza no decorrer dos séculos
8 Jade Garisto, Murilo Furlan, Thayse Nunes e Jandira PIBID HUMANIDADES: sub-projeto teatro
Coord. Maristani Zamperetti
Auditório FAE – 3º Piso
COMUNICAÇÕES
1 Sílvia Vargas Vasconcelos de Escobar As novas tecnologias mediando a formação docente em artes – reflexões sobre um projeto em desenvolvimento
2 Ana Manuela Farias Régis O quadrinho feminino japonês
3 Viviane Moraes Moreira O currículo-Mapa e o Professor-Ator: compondo a teia do conhecimento
4 Vitória Krüger Feldens e Mirela Ribeiro Meira Música aqui e música lá: entre os limites e as possibilidades de graduação e atuação profissional. Uma visão do trabalho com educação musical
5 Pablo Rodrigo Santoni Quadrinho para quê? Uma forma de aprendizado
6 Dynara Martinez Silveira A produção cultural de uma cidade como instrumento para construção de aprendizagens
7 Letícia Britto e Maristani Polidori Zamperetti A importância e repercussão da formação continuada na prática docente de professores de artes visuais - duas escolas públicas de Pelotas
8 Cássio da Silva Pinheiro Novo Telecurso Artes: Novos caminhos para Arte/Educação a distância
9 Lucia Elaine Carvalho Berndt, Laura Bragamonte, Graziele Soares de Barros, Adriana Viana Clevy Reis, Tais Ferreira PIBID/UFPEL – Humanidades incentivando a Docências: objetivos do programa
Coord. Profa. Mirela Meira
Sala 103 – ICH – Térreo
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
1 Adriana Castro Garcia e Mirela Ribeiro Meira Arte com alunos Cegos ou com Baixa visão
2 Camila Gamino da Costa, Eliane Eckert e Mirela Ribeiro Meira Oficinas de Criação: Experiências em sala de aula na formação docente
3 Mara Rosana Leston Cezar Desenvolvimento da linguagem cinematográfica para aplicação na escola regular
4 Igor Moraes Simões Sobre os espaços para arte e os labirintos de sua mediação
5 Magda Gisela Cruz dos Santos e Joelma Castilhos Experenciando o desenho: o desafio e a ousadia no processo de criar
6 Roberta Benevit Leitura de Imagens: práticas possíveis de vivência das imagens da história da arte
7 André Winter Noble e Jailson dos Santos Valentim A valorização da criança e a construção do grafismo infantil
8 Tais Bohlke Rutz Percalços entre prática e teoria da educação inclusiva em artes, para alunos portadores de necessidades educacionais especiais da rede pública
9 Silvio Cesar dos Santos Franz e Cláudia Mariza Mattos Bandão Cultura visual processo de educação reflexiva. O Arte Educador e o uso de novas tecnologias em sala de aula
Coord. Profa. Fabiane Tejada da Silveira
Sala 102 – ICH – Térreo
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
1 Mariana da Cruz Guimarães Ludoteca do Turismo: contribuindo para a valorização de Pelotas através de seus pequenos cidadãos
2 Cíntia Curvello Alves Educando para o turismo
3 Raryana Duarte Marth Conhecendo o patrimônio de Pelotas
4Joelma Santos Castilhos e Jailson dos Santos Valentim Extensão universitária possibilidade de experenciar, transgredir e refletir sobre a prática docente e seus saberes
5 João Augusto Santos dos Santos Pintura Mural dos Alunos do Ensino Médio da Emem Emílio Meyer, em Porto Alegre
6 Claudia Moraes Silveira Tavares O reconhecimento de si mediado pelo olhar do outro
7 Ilma Souza Ávila e Jucenir Garcia Projeto Enem-Jaguar: Minimizando as desigualdades Sociais
8 Thais Priscila Silva de Oliveira, Jucenir Garcia da Rocha, Jéssica Mais Antunes, Darlise Nunes Ferreira e Luis Fernando Marozo Cultura afro brasileira na escola – construindo uma identidade sem preconceitos
9 Paulo Gaiger - Projeto “Quilombo teatro às favelas – despertando para a vida”
Programação do Seminário
Dia 27/10/2010 (quarta -feira)
Auditório FaE- 3º piso
13:30h: credenciamento
14h Mesa de Abertura: O Ensino de Artes e os Referenciais curriculares do RS
Profa. Dra. Maria Isabel Petry Kehrwald (UERGS/Fundarte);
Profa. Dra. Júlia Maria Hummes (UERGS/Fundarte)
Profa. Lilia Rochedo (SME/Pelotas)
Profa. Nóris Eunice Kirst (5ª.CRE)
17h Dramatização: Apresentação teatral: "Agruras de um mau aluno", dramatização de trecho do livro Diário de escola, de Daniel Pennac.
Direção: Profa. Moira Stein - DMAC - IAD - UFPEL
Atores (alunos do curso de Licenciatura em Teatro - UFPEL): Hélcio Fernandes, Everton Lima, Tainara Urrutia, Tatiana Duarte
19h Mesa: Práticas criadoras em arte e educação no cotidiano escolar e na formação docente
Profa. Dra. Mirela Ribeiro Meira (FaE/UFPEL)
Profa. Dranda. Maristani Zamperetti (IAD/ UFPel/Pelotas)
LANÇAMENTO DE LIVROS
Dia 28/10/2010 (quinta -feira)
8h às 12h – Comunicações - Sala 102 - ICH - Térreo
8h às 10h Oficinas
Oficina 1 – Arte na Escola: Midiateca e recursos didáticos - Profa.Dra. Ursula R. Silva(IAD/UFPEL) - Auditório IAD - Térreo
Oficina 2 – Quadrinhos em sala de aula – Profa. Ana Manuela Faria Regis (UFPEL) e o Ac. Pablo Rodrigo Santoni (IAD/UFPEL) - Auditório FaE- 3º piso
14h às 15:30 Oficinas
Oficina 3 – Educação do Sensível - Prof. Dr. João Francisco Duarte Junior (Unicamp) - Auditório FaE- 3º piso
Oficina 4 – Infância e Práticas Pedagógicas - Profa. Me. Rita Medeiros (FaE/UFPEL) - Sala 102 - ICH - Térreo
Oficina 5 – Laboração de múltiplos a céu aberto” - Profa. Dranda. Eduarda Gonçalves (IAD/UFPEL) - Em frente ao IAD
Oficina 6 – Arte, Jogos e Brinquedos - Profa. Ms. Luciana Leitão (IAD/UFPEL - Auditório IAD - Térreo
16h às 17:30 Oficinas
Oficina 7 – APROPRIAÇÃO DO OLHAR: Fotografia, Imaginário e Educação – Profa. Dranda. Cláudia M. Mattos Brandão (IAD/UFPEL) - Sala 102 ICH- Térreo
Oficina 8 – Movimento, Ritmo e Expressão Corporal na Escola – Prof.Drando. Gustavo Duarte (IAD/UFPEL) - Sala 304 - IAD - 3º piso
Oficina 9 – Desenho e Expressão na Escola - Profa. Dranda. Maristani Zamperetti (IAD/UFPEL) Sala 103 - ICH - Térreo
Oficina 10 – Teatro de Origem na Escola – Profa. Darcimary Nobre com apresentação de Grupo de Cerrito Auditório IAD - Térreo
19h Mesa: Metamorfoses Estéticas na Arte e na Educação - Auditório FaE - 3º piso
Prof. Dr. João Francisco Duarte Junior (UNICAMP);
Profa. Dra. Luciana Loponte (PPGEDU/UFRGS)
Prof. Ddo. Daniel Chinellato (IAR/UNICAMP)
LANÇAMENTO DE LIVROS
Dia 29/10/2010 (sexta -feira)
8h às 12h – Comunicações - Salas 102 e 103 ICH- Térreo e Auditórios FaE - 3ºpiso e IAD - Térreo
14h Mesa: Arte contemporânea e ensino: desafios - Audtório FaE - 3º piso
“Poética e mediação e o artista e a arte educação” - Dranda. Eduarda Gonçalves (IAD/UFPEL)
“A genética não é assunto só de biologia?" - Profa. Dra. Andréa Hofstaetter (UFRGS/grupo GEARTE)
“Arte Educação e Educação Ambiental: conexões, reverberações interdisciplinares”- Prfa. Dra. Cleusa Guaita Peralta Castel (Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental/FURG) FURG/RS)
19h Mesa Encerramento: O Ensino de Arte na escola no contexto de Pós-modernidade e cotidiano: possibilidades didática - Auditório FaE - 3º piso
Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva (IAD/UFPEL)
Prof. Dr. Donald Kerr Jr. (IF SUL/Pelotas);
Profa. Dranda. Fabiane Tejada da Silveira (UFPEL)
Profa. Ms. Maria Fonseca Falkembach (UFPEL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário