Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Exposição de arte

Relíquias da intimidade

Photobucket
Fotógrafa Normal Alves (E) se integrou ao projeto da pesquisadora Ivana Nicola Lopes


Uma carta, uma flor seca, uma tesourinha, elementos comuns do cotidiano que se perdem, principalmente, pela falta de funcionalidade, e têm o lixo como destino. Mas alguns ganham tamanha simbologia que jamais são abandonados e se tornam parte da intimidade do seu possuidor. Na busca por essas peças, nasceu a exposição fotográfica Objetos íntimos, que a Sociedade Sigmund Freud apresenta a partir desta terça-feira (24) até o dia 8 de setembro. A vernissage ocorre às 20h, no Espaço Arte Chico Madrid, da Sociedade, rua Princesa Isabel, 280, sala 302.

A exposição surgiu como consequência do projeto Você Tem Sede de Quê? de pós-doutoramento da professora e pesquisadora Ivana Maria Nicola Lopes, realizado na Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A supervisão foi da professora doutora Marlene Ribeiro.
O projeto foi desenvolvido desde o ano passado e encerrado há três semanas com um grupo de cinco mulheres sob a orientação de Ivana Lopes. Os encontros ocorriam nas segundas-feiras nos finais de tarde e tinham temáticas diferentes a cada semana.

O projeto


O quê: exposição Objetos íntimos
Onde: Espaço Arte Chico Madrid, da Sociedade Sigmund Freud, rua Princesa Isabel, 280, sala 302
Quando: a partir desta terça até o dia 8 de setembro
Participaram do projeto: Auremia Peter Vaniel, Ceci Mendonça Lopes, Clarissa Mascarenhas, Elenara Falson (Neneca), Ivana Maria Nicola Lopes e Letícia Farias, além da fotógrafa Norma Alves.

Por: Ana Cláudia Dias – anacl@diariopopular.com.br

sábado, 21 de agosto de 2010

Seminário Ensino de Arte, Educação e práticas pedagógicas: Re-formar ou Trans-formar?

Photobucket


27 a 29 de outubro/2010

O Seminário Ensino de Arte, Educação e práticas pedagógicas: Re-formar ou Trans-formar? pretende ser um fórum, de formação continuada, para discutir o tema do ensino da arte, mais especificamente voltado às ações e temáticas emergentes apontadas nos Referenciais Curriculares do Estado do RS. Tratará de difundir e avaliar o documento “Referenciais Curriculares do Estado do RS” para a área de artes, avaliar as possibilidades de um Referencial do Município de Pelotas, analisando conceitos, propostas de conteúdos, relações e articulações do campo da arte com as outras áreas do conhecimento presentes na escola. Faz-se necessário refletir sobre este conteúdo uma vez que este documento, embora encaminhado para as escolas públicas em março de 2010, tem relações e afinidades com as indicações pedagógicas contempladas na LDB 9394/96 e nos PCN Arte.

Promoção: Projeto Arte na Escola/IAD/UFPEL

Coordenação: Profa. Dra. Ursula Rosa da Silva

Profa. Dra. Mirela Meira

Apoio: Instituto de Artes e Design/UFPEL

Faculdade de Educação/UFPEL

Público Alvo: alunos e professores das áreas de artes, educação, comunicação, professores da rede de ensino, educadores e comunidade em geral.

Carga Horária: 40 h

Local: Auditórios IAD/FaE

Dias: 27 a 29/10/2010

Vagas: 100


Maiores informações acesse o link Ficha de inscrição